10 perguntas que você deve fazer antes de comprar um carro usado

Na hora de comprar um carro usado, uma série de perguntas vêm a nossa cabeça. No entanto, para uma negociação mais ágil e segura, é bom sermos assertivos quanto ao tipo de perguntas que devemos fazer.

Mais ainda do que o tipo de pergunta, é necessária uma ordem correta para que você consiga descobrir, até mesmo, se o quem está tentando te vender o carro, esconde alguma coisa.

Para te ajudar nessa missão, fizemos este artigo com as perguntas que você deve fazer antes de comprar um carro usado. Preste bem atenção em cada pergunta e em sua justificativa. Elas estão na ordem que devem ser feitas. Vamos lá

1. Qual o ano do modelo e o ano de fabricação do veículo?

Esta é uma pergunta muito importante antes de comprar um carro usado. Atente-se para a diferenciação no ano do modelo e no ano de fabricação do veículo. Comprar um carro do modelo anterior, pode impactar muito o preço na hora da revenda.

 

2. Qual a quilometragem do carro

Esta é uma das perguntas mais básicas, no entanto, necessária. A sua resposta pode indicar se o carro precisará de uma revisão iminente, por exemplo. Aos 60.000 km, todo o carro precisa da sua primeira grande revisão. Então, fique ligado.

comprar um carro usado

 

3. O carro passou por todas as revisões? Qual a data da última?

Nessa pergunta, recapitulamos um pouco da pergunta anterior. Dependendo da quilometragem, um número X de revisões devem ter sido feitas. Você pode consultar isso baixando gratuitamente o manual do carro nos sites das montadoras. Tenha esse dado em mãos e indague o vendedor sobre isso.

 

4.  Quantos donos esse carro teve?

Quanto mais donos, mais difícil de saber a procedência do veículo. Por isso os carros anunciados como ‘único dono’ são mais valorizados. Essa pergunta pode puxar de volta a questão das manutenções e revisões. Você pode indagar o vendedor como ele sabe sobre as revisões anteriores caso o carro tenha tido muitos donos, por exemplo.

 

5. O documento está em dia? O IPVA deste ano foi pago?

Uma das perguntas mais importantes. Até mesmo porque não se pode transferir um carro com dívidas junto ao fisco. Por isso, preste atenção nesse item e, se possível, faça uma consulta no site do DETRAN. O IPVA do ano corrente pendente ou não, também pode ser uma arma de barganha para com o vendedor.

comprar carro usado

 

6. O carro já se envolveu em algum acidente?

Essa questão corresponde quanto à integridade física do carro usado. Carros que se envolvem em acidentes graves nunca mais retornam ao seu estado original, por melhor que tenha sido o trabalho do mecânico e do latoeiro. Se não acreditar no que ouviu, cheque bem o carro, detalhadamente. Você pode também contratar um perito ou levar a uma mecânico de confiança que saberá te dizer. Isso também vale para as revisões!

 

7. O carro usado ainda possui garantia?

Comprar um carro usado ainda com garantia pode ser um bom negócio, pois você pagará mais barato por um carro quase novo que ainda conta com o apoio da montadora em caso de problemas. No entanto, as garantias são vinculadas às revisões, o que restaura a pergunta número 3. Fique atento!

8. Você ainda possui o manual e a chave reserva?

Este é mais um item de valorização na compra de um carro usado e demonstra, também, mais zelo pelo antigo dono. Geralmente, quem ainda possui esses itens, é porque valoriza o seu bem ao ponto de cuidá-lo da melhor forma. Um item simples, mas que pode dar muitas pistas de como o carro foi usado.

 

9. Alguma peça da lataria já foi retocada?

Esta pergunta é muito boa. Se a pessoa responder que ‘sim’, você pode indagar o motivo do retoque. Preste bem atenção na história para saber se a pessoa não está tentando te esconder um problema grave que possa ter acontecido com o carro. Você pode perceber isso pela variação de cores nas peças, também. Um farol mais amarelado que o outro ou um retrovisor que pareça menos nítido que o outro, podem indicar que uma das peças foi substituída. Fique de olho!

 

comprar carro usado

10. O veículo já pertenceu a algum frotista?

Carros usados por frotistas tendem a ter um uso mais severo e com menos manutenções. As chances de uma ‘bucha’ estourar mas suas mãos quanto a isso podem ser grandes. Melhor não arriscar, não é mesmo?

 

Preparado para comprar um carro usado?

Agora que você já sabe quais perguntas deve fazer para garantir a compra de um carro usado, é hora de pesquisar bem e ficar atento. Atenção é palavra de ordem para fazer um bom negócio!

 

A 101 Veículos te ajuda!

E se você quer ficar tranquilo, conte com a 101 Veículos! Nossos carros usados são 100% confiáveis, com garantia e todas as manutenções em dia. Para quê arriscar se você pode fazer negócio com quem entende? Confira nosso site e saia de carro novo hoje mesmo!