6 coisas para ficar atento antes de de comprar um carro usado

Comprar um carro usado é uma excelente opção para quem não quer gastar muito e quer um veículo melhor por um bom preço. No entanto, há coisas que você deve fazer para garantir que você vai fechar um bom negócio e não ter problemas depois.

Para te ajudar nessa, elaboramos esta lista com 6 coisas que você deve fazer antes de comprar um carro usado. Ao fazê-las, você pode ficar tranquilo e sair por aí dirigindo o seu carango novo. Vamos lá?

1. Observe os detalhes das condições físicas do veículo

Este é sempre um dos primeiros pontos que as pessoas se lembram na hora de comprar um carro usado, mas há detalhes que passam despercebidos.

A quilometragem é um fator a se considerar, mas não o mais importante. Um carro com 20.000 km pode estar em melhores condições do que um de 60.000 km se levarmos em conta o seu uso e o cuidado do seu antigo dono.

Além disso, este é um número que pode ser mascarado, portanto, preste atenção nos detalhes do veículo que podem indicar desgaste, como: os pedais de comando; o tecido do banco do motorista e o estado dos pneus, por exemplo. Se eles estiverem muito gastos e a quilometragem parecer não condizer com isto, indague o vendedor sobre estes pontos.

2. Cheque o histórico do carro

Você deve se atentar em relação aos antigos donos antes de comprar um carro usado. Um veículo que teve muitos proprietários pode não ser um bom sinal.

Veículos que pertenciam a taxistas ou frotas de grandes empresas também acendem um nível de alerta devido às condições severas de uso que esses carros são expostos.

Se você quiser se precaver de uma forma muito segura, você pode consultar o site Check@uto antes de comprar um carro usado. Através dele você consegue acessar todo o histórico do carro, saber se ele já foi batido, sua real quilometragem e registro de roubos, furtos ou leilões.

comprar um carro usado

3. Verifique a documentação e pendência

Através do número da placa e do RENAVAM do veículo, você pode acessar, no site do DETRAN, o histórico de multas, o atual proprietário e o antigo dono do veículo. Também pode verificar se o veículo possui pendências tributárias. Isso é muito importante antes de comprar um carro usado para não ir com mais dívidas para casa.

4. Considere a ‘fama’ do modelo desejado

Muitas pessoas acabam se deixando levar pelo encantamento por determinado modelo e esquecem de verificar coisas básicas sobre ele.

Em uma pesquisa básica na Internet, você consegue saber se o carro que você gostou possui uma manutenção barata, costuma dar algum tipo de problema, o quanto ele consome de combustível, por exemplo.

Além disso, você acha fóruns dos donos do modelo, onde eles compartilham suas alegrias e frustrações.

5. Dê uma volta com o carro

Essa é uma maneira muito prática e rápida de perceber o real estado do veículo antes de comprar um carro usado. Dê uma volta com ele por cerca de 5 minutos e passe em uma rua de paralelepípedo para testar a suspensão e verificar se o carro apresenta ruídos estranhos.

Perceba se o carro responde bem às retomadas e se desenvolve de maneira proveitosa. Teste os freios também através de uma frenagem de emergência.

comprar um carro usado

6. Leve ao seu mecânico de confiança

Se possível, antes de comprar um carro usado, leve-o para o seu mecânico checar os itens básicos do veículo, como sistema de freios, velas e afins. Mecânicos experientes também conseguem dizer se um carro já sofreu uma batida forte e estimar possíveis reparos caso o veículo necessite.

Não esqueça da 101 Veículos na hora de comprar um carro usado!

Uma outra maneira de garantir que você vai fechar um bom negócio, é passar na 101 Veículos! Todos os carros que disponibilizamos são de boa procedência e oferecemos garantia aos nossos clientes. Aqui é a certeza do bom negócio com condições de pagamento facilitadas. Confira a nossa loja e fale com um consultor!