Veja como vender ou trocar seu carro com dívida

Quem tem carro com dívida pode se perguntar se é possível vendê-lo ou trocá-lo. A resposta é sim, mas tem alguns pontos que devem ser observados antes de prosseguir com a transação.

O primeiro deles é a questão legal: há casos em que há restrição à venda e que certos quesitos devem ser cumpridos para que o carro com dívida seja vendido.

O outro ponto é em relação às vantagens da negociação. Nem sempre vender ou trocar o carro com dívida é vantajoso. Vamos explorar esses dois pontos e mais sobre isso agora.

Restrições legais que impedem a venda

Se o seu veículo é financiado via leasing, o banco é proprietário do carro até que todas as parcelas sejam pagas. Para poder vender esse carro, é preciso que todo o contrato seja quitado.

Se o regime do seu financiamento é através de CDC, seu veículo possui ‘alienação fiduciária’, que é uma restrição à venda que consta no documento do veículo. Para negociá-lo, a dívida deve ser quitada ou pode ser transferida para o comprador, contando que o banco aceite essa negociação.

Quando você vende seu carro com dívida para uma revenda ou concessionária, eles logo tomam as providências necessárias para que o carro possa ser negociado.

Outro ponto que pode impedir a venda é as pendências tributárias do veículo. Todas as multas e impostos do carro devem ser quitados antes de ele ser transferido para o novo proprietário.

carro com dívida

O que você deve considerar antes de vender seu carro com dívida

Uma vez sabendo que é possível vender o seu carro com dívida de financiamento, é hora de avaliar se esse é um bom negócio para você. Há uma série de fatores que motivam uma pessoa a trocar de carro, muitos deles emocionais, e é justamente nessa hora que você deve ser mais racional.

Se você deseja trocar seu carro com dívida por um mais barato para diminuir os seus gastos, pode ser um bom negócio dependendo de quantas parcelas ainda faltam no financiamento, do valor venal do seu veículo e do carro que você pretende pegar.

É importante que você tire um extrato do seu financiamento junto ao seu banco para saber o valor exato da quitação do seu contrato. Hoje em dia, muitos bancos e financeiras oferecem essa opção de forma gratuita e online, bastando apenas preencher os dados do financiamento.

Você sabia que consegue abatimentos de até 70% nas parcelas do seu carro com dívida através do pagamento adiantado? Isso é fruto de uma lei federal que obriga os bancos e financeiras a descontarem os juros de parcelas pagas adiantadamente. Não deixe de conferir isso com seu credor!

Já se o seu principal motivador é a emoção de trocar de carro, a atenção é ainda maior. Analise bem a sua situação financeira, as taxas de juros do seu financiamento atual e as disponibilizadas pelo novo contrato. Converse com vendedores das lojas e peça o CET – custo efetivo total da operação – que vai lhe informar o valor final do financiamento.

Com isso, avalie e pense bem antes de trocar ou assumir uma nova dívida. Afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?

carro com dívida

Não esqueça da 101 Veículos!

O nosso time de vendas está preparado para oferecer a melhor opção para você e para avaliar o melhor negócio. Fale agora com um dos nossos consultores que faremos uma excelente proposta de negócio para você, com confiabilidade, facilidade e preço justo.