Como identificar e se prevenir de combustível adulterado

O combustível adulterado é o vilão de qualquer motorista. Por isso, é necessário saber identificá-lo para que o seu carro continue funcionando perfeitamente sem dar prejuízos. Abastecer com combustível adulterado, pode causar uma tremenda dor de cabeça.

O problema que começa na bomba

Se você estiver com o tanque vazio, pode sentir os sinais do combustível adulterado logo na partida. O que dificulta o processo de identificação dessa ‘gasolina batizada’ é que não temos contato com o combustível e só percebemos o problema depois que ele já está dentro do tanque.

Como se adultera o combustível?

A gasolina pode ser adulterada tanto pela adição do álcool anidro acima do limite permitido por lei – de 27% – quando pela adição de solventes. O álcool anidro é diferente do Etanol e sua cor é mais alaranjada, semelhante à gasolina. Ambas as maneiras são prejudiciais para o motor do seu carro. Ainda, recentemente houve casos em que constatou-se adição até mesmo de água no combustível.

combustível adulterado

Como saber se abasteci com combustível adulterado?

No entanto, aos primeiros sinais que o seu carro der, fuja daquele posto para nunca mais! Os principais indicadores de combustível adulterado, são:

 

1. Falha logo na partida

 

Se, assim que você girar a chave, o carro ‘engasgar’ e demorar um pouco mais do que o normal para dar a partida, já pode ser um dos sinais de combustível adulterado.

2. Baixo rendimento

Você faz o mesmo trajeto todos os dias e percebeu que colocando a mesma quantidade de combustível o carro rendeu menos ou que o computador de bordo fez uma média muito inferior: este também é um dos sinais.

3. Perda de potência

Quando você tem a impressão que ao pisar no acelerador o carro parece não desenvolver ou está falhando nas retomadas, também é preciso ficar atendo, pois isso pode ser sinal de combustível adulterado.

Esses sinais são percebidos logo após o abastecimento com a famosa ‘gasolina batizada’. Lembrando que deve ser levado em conta a percepção do seu carro, pois estes sinais também podem indicar desgaste de velas, falha de lubrificação e uma série de outros fatores. Se seu carro já costuma apresentar esses sinais frequentemente, troque de posto e procure um mecânico para avaliação.

combustivel adulterado motor carro

Abastecer com combustível adulterado apenas uma vez não causa grandes transtornos. O problema é quando isso é recorrente, pois uma série de peças do motor desgastam-se e carbonizam, gerando prejuízos financeiros imensos no futuro.

Mas como saber identificar postos que vendem combustível adulterado?

Apesar de ser um pouco difícil, há alguns indicativos que podem fazer você desconfiar de um posto que venda gasolina batizada, eles são:

Postos sem bandeira

Os postos sem bandeira – aqueles que não possuem os selos das grandes distribuidoras como BR, Ipiranga e Shell, por exemplo – conseguem oferecer um preço mais baixo por não pagarem uma taxa extra. No entanto, o risco de abastecer o seu carro com combustível adulterado nesses postos é maior. Por isso, fique atento ao que outros motoristas dizem e no comportamento do seu carro.

combustivel adulterado gasolina abastecendo

Preço baixo demais

Preço baixo em épocas de combustível caro pode ser um grande chamariz. Entretanto, desconfie do preço baixo demais, pois os riscos são maiores.

Depois dessas dicas, fica mais fácil se prevenir dessa armadilha que alguns postos fazem para lucrar mais sobre algo tão necessário para o brasileiro. Se desconfiar de algum posto, é seu direito solicitar diretamente ao posto o teste da proveta para verificar a qualidade de combustível e o teste da bomba, que verificar se a quantidade de combustível que está saindo da bomba é a mesma que entra no seu carro.

O importante é sempre estar atento e prestar bastante atenção no seu carro e nos postos que você frequência. O ideal é ter um posto de confiança, mas a atenção vale ouro!