como funciona cambio dualogic

Câmbio dualogic: entenda como ele funciona

Ao comprar um Fiat além das opções comuns de câmbio, você também se depara com o câmbio dualogic.

Se você não sabe bem o que pensar dessa opção, vamos esmiuçar o que é o dualogic, suas vantagens e desvantagens, para que você entenda se essa é a melhor opção ou não para o seu perfil.

O que é o câmbio dualogic?

A transmissão dualogic é usada com objetivo de economizar combustível e entregar uma performance melhor no carro. A tecnologia combina elementos do câmbio automático e do manual, e um computador de bordo que ajuda no cumprimento dos objetivos, garantindo que a caixa de transmissão sempre esteja na melhor opção de marcha.

Como funciona?

O sistema utiliza um câmbio manual controlado por uma central eletrônica, que faz a troca de marchas automaticamente, além de acionar a embreagem do mesmo jeito que ela seria acionada se houvesse um pedal.

Além disso, o câmbio dualogic é acompanhado pelo computador de bordo que coleta dados da caixa de transmissão, da embreagem, do motor e até do sistema de freio. Isso permite que o sistema opere as transmissões junto com o resto do carro, possibilitando ações mais eficientes, por exemplo, aumentando a velocidade do motor quando a marcha é reduzida.

No modo automático, o dualogic analisa dados da estrada e pode mudar de marcha para combinar a melhor performance e economia de combustível possíveis.

Saiba também como consultar e aumentar o seu SCORE no Serasa!

Modos de atuação e funções

A transmissão dualogic atua tanto no modo manual, semi-automático como no modo automático. Na opção manual, tanto as marchas, através de borboletas, e a embreagem são controladas pelo motorista como num câmbio manual normal.

No modo semi-automático, o dualogic opera a caixa de transmissão, porém o condutor ainda pode mudar a marcha quando quiser e sentir que é necessário. Por fim, na opção automática o sistema controla a caixa e a embreagem.

Além disso, o câmbio dualogic oferece uma série de funções para o motorista que optar por ele. São eles:

  • Sistema de proteção do motor: no modo manual, a central eletrônica ainda monitora a seleção de marchas. Em caso de reduções abruptas, o sistema não realiza a troca para proteger o veículo;
  • Alertas: sons e luzes são acionadas quando alguma manobra pode danificar o carro;
  • Adaptação ao estilo de condução do condutor;
  • Desempenho e arrancada esportiva;
  • Função Kickdown: funciona no modo automático e no caso de aceleração repentina, o sistema faz uma redução automática;
  • Função Autodown: Funciona em qualquer modo, o sistema reconhece a queda de giro em caso de frenagem e faz uma redução automática;
  • Sistema de segurança: a marcha é neutralizada se qualquer porta for aberta com o motor funcionando.
Confira também: Câmbio manual ou automático? Qual o melhor?

Vantagens e desvantagens

cambio dualogic vantagens desvantagens

Desvantagens:

A maior desvantagem do sistema é que, devido a complexidade do equipamento que combina partes mecânicas com eletrônicas, existem mais riscos de falhas no sistema como um todo do que no caso de uma caixa manual comum. Além disso, concertos são mais caros e complexos para serem realizados.

Vantagens:

O sistema dualogic é uma tecnologia bem refinada, já foram lançadas atualizações como o dualogic plus e o GSR – Comfort, que apresenta melhorias significativas na performance do carro e no consumo de combustível, além de aumentar a segurança dos passageiros e os riscos de danos para o carro em si.

Conclusão:

O sistema dualogic é uma ótima tecnologia para os carros da Fiat, apesar dos custos ela é muito vantajosa e segura. Por isso, vale a pena ponderar o quanto essa opção se encaixa no seu perfil e o quanto as outras opções podem atender você.

Se quiser saber mais, converse com a 101 Veículos. Vamos ajudar você a encontrar o melhor carro que atenda às suas necessidades e o melhor preço do mercado!