Comprando o primeiro carro: 6 pontos para ficar atento

É normal bater uma insegurança na hora de fazer alguma coisa pela primeira vez. Comprar um carro é um acontecimento importante na vida de uma pessoa, uma vez que não é um produto barato e ele traz consigo diversas responsabilidades. Então, como escolher o primeiro carro sem correr o risco de errar e acabar se arrependendo? Confira essas 6 dicas:

1. Qual a sua necessidade?

Um carro deve atender às necessidades do seu dono. Para que você vai precisar do carro? Somente passear? Trabalhar? Levar a família para o trabalho e a escola? Você é solteiro? Tem filhos? Moro em local de difícil acesso? Mora em uma cidade com muito trânsito? Esse é o primeiro ponto que deve ser analisado, antes de se comprar um carro por puro impulso. Quando você conseguir definir exatamente qual a sua necessidade na hora de comprar um carro, as chances de errar vão diminuir bastante.

2. Não se emocione!

É muito normal alguém ter o SONHO de ter determinado carro, mas ele não fazer sentido prático. Por isso não vale a pena escolher seu primeiro carro baseado somente no seu design preferido, ou na sua ansiedade em ter logo um automóvel. Um carro é um produto de alto valor e por isso é melhor ter paciência e escolher com racionalidade o que lhe trará um melhor custo benefício.

3. Escolher um novo ou usado?

É claro que pensar em ter um carro zero é uma ideia bem sedutora! Mas será que vale a pena desde o primeiro carro?


Veja também: Comprar carro zero ou usado? Qual vale mais a pena?

O carro usado, além de necessitar de um investimento menor, pode ter também uma manutenção mais barata caso ocorra algum imprevisto nos primeiros quilômetros rodados – o que é bem comum com motoristas novatos! O usado também vai sofrer depreciação mais lentamente, diferente do carro novo, que perde maior parte do seu valor nos três primeiros anos de uso.


Veja também: Depreciação de veículos:
o que é, como evitar ou ainda lucrar com isso
.

Em relação a garantia, é possível encontrar seminovos que ainda estão cobertos, com baixa quilometragem e com mais opções. Na questão preço, é mais fácil comprar um seminovo mais potente pelo preço de um zero popular, compensando a compra.

4. Como economizar?

Um carro envolve uma série de custos muito maior do que apenas a parcela do financiamento, por exemplo. É preciso pagar IPVA, seguro, combustível, estacionamento e pedágio.

Na hora de comprar o primeiro carro, você precisa calcular quanto irá gastar com IPVA, que é pago anualmente, mas costuma custar 4% o valor do veículo, assim como o seguro. Você também pode procurar uma seguradora que use a telemetria e diminuirá o valor do seguro se você provar que dirige dentro das leis. Além disso, saiba o quanto irá gastar com combustível e calcule 60% desse valor para gastos com manutenção.

O pagamento do carro pode ser feito à vista ou financiado. Para quem vai financiar, o melhor é não financiar o valor todo do carro, pois acabará pagando muito mais caro. Tente ter ao menos 30% do valor total para dar de entrada no financiamento e garantir a economia.

Depois de fazer todos esses cálculos, volte ao item 2 e não se emocione!

5. Faça o Test Drive

primeiro carro

Jamais compre um carro sem testá-lo antes. Somente no Test Drive você vai descobrir se a ergonomia dos bancos, visibilidade, acessórios, conforto, altura do volante, painel, enfim, toda a dirigibilidade está de acordo com as suas preferências. O carro deve ser ideal para as suas características e preferências!

6. Pesquise muito!

Quando você começar a decidir o modelo que cabe em todas as suas necessidades e preferências, pesquise muito! Leia os artigos que encontrar na internet, veja a vídeos, fale com outros donos que tenham o mesmo veículo. Quanto mais informação você tiver, menor serão as chances de ter surpresas.

É muito importante também checar o histórico do veículo que você vai escolher. Saber quais os antecedentes, históricos de manutenção, durabilidade e confiabilidade devem ser bem avaliados. E sempre leve um motorista experiente para avaliar o veículo com você.

Depois de passar por essa lista e checar bem todos os pontos, você já pode correr para o abraço e levar o seu carro para a casa! Confira o estoque da 101 Veículos e escolha o carro que vai ser seu companheiro no caminho!