Do 1.0 ao 2.0: qual o motor ideal para o carro?

Na hora de comprar um carro, uma dúvida pode ser bastante pertinente: qual o motor ideal para o carro? Os carros com motores de 1.0 ao 2.0, têm as suas particularidades de potência e conforto que devem estar alinhadas às expectativas do motorista. Para saber qual o melhor para você alguns pontos devem ser analisados. Vamos explorá-los de acordo com cada motorização?

Afinal, o que significam esses números?

Antes, vamos explicar um pouco sobre o que significam esses números que representam a potência do motor. Esses números, que podem ser do 1.0 ao 2.0 como vamos abordar neste artigo, representam uma medida que chama-se cilindrada, também representada pela sigla ‘cc’. Um carro com um motor 1.0, por exemplo, possui 1.000 cilindradas (cc). Por isso esse motor é popularmente conhecido como ‘carro mil’. Já o carro 1.4 possui 1.400 cilindradas e assim por diante.

Mas então, o que é uma cilindrada?

Cilindrada é o nome que se dá ao volume máximo de ar e combustível (em litros) admitido por cilindro do motor num ciclo completo de pistão. A maioria dos carros brasileiros, possuem motores de 3 e 4 cilindros. Portanto, um carro 1.0, admite uma mistura de 1 litro de ar e combustível por ciclo de pistão.

motor carro

Agora vamos aos motores:

Carros com motores 1.0: o queridinho econômico

Os veículos com motorização 1.0, muito presentes nos carros populares, são conhecidos pela economia que proporcionam. Alguns desses veículos podem fazer uma média de até 17 km/l (quilômetros por litro) na estrada, fazendo com que seu combustível – e consequentemente o seu dinheiro – renda muito mais.

O ponto negativo desses motores é a potência. Para subidas muito íngremes, quando o carro está muito cheio ou o ar condicionado está ligado, o motorista pode sentir dificuldades ou atrasos na resposta do carro. Na estrada, para ultrapassagens, por exemplo, as retomadas são muito mais frequentes e lentas, fazendo com que o motorista tenha de reduzir muito o câmbio para conseguir forçar o motor a subir a velocidade mais rápido. É recomendado para a cidade, justamente por não precisar desenvolver muito e ser econômico. Se você quer economizar, esse é o motor ideal para você.

Carros com motorização 1.4 e 1.6: potência aliada à economia

Os carros com motores 1.4, surgiram como uma alternativa para quem queria a economia de um 1.0, mas com um pouco mais de potência. Os veículos mais novos equipados com motores 1.4, possuem um bom desempenho na cidade e na estrada e proporcionam um bom custo-benefício de economia de combustível em comparação ao 1.0.

Já quem gosta de correr um pouco mais ou de arrancadas mais rápidas, deve optar pelo 1.6 como seu motor ideal. Esse é um velho conhecido e muito querido pelo brasileiro, pois apresenta uma boa configuração de injeção para a realidade do país. Hoje em dia, alguns motores 1.6 conseguem fazer até 12 km/l na cidade, o que antes era impensável para motores desta categoria.

motor carro

Motores 1.8 e 2.0: muito mais potência e resposta

Quem não quer abrir mão do conforto e da potência, vê nos motores 1.8 e 2.0 o seu motor ideal. Esses motores apresentam uma resposta excelente de aceleração e torque, proporcionando arrancadas mais rápidas e bom desenvolvimento, tanto na cidade quanto na estrada.

Consomem mais combustível do que todos os outros que destacamos anteriormente, logo, quem opta por essa motorização deve estar disposto a passar mais vezes no posto de combustível para manter o tanque cheio e o carro sempre pronto para andar.

Pronto para decidir?

Agora que você já sabe o que significam esses números de motores, já consegue avaliar qual o melhor para o seu uso. Leve em conta o seu dia a dia e para que você utiliza o veículo. Quem costuma viajar mais, um carro com um motor mais potente pode ser uma excelente escolha. Quem transita só na cidade, por exemplo, tem no 1.0 um excelente custo-benefício. Avalie e pense bem para fazer a melhor escolha.

E não esqueça da 101 Veículos para comprar seu carro!

A 101 Veículos disponibiliza centenas de veículos no seu estoque com as mais variadas motorizações para você escolher o melhor para você. As condições são facilitadas e você pode até mesmo comprar sem entrada e sem CNH! Visite o nosso site e confira o nosso estoque para fecharmos negócio!