6 dicas para economizar combustível no seu carro

Com as sucessivas altas do preço da gasolina, o maior desejo do motorista é economizar combustível para fazer o precioso líquido amarelo render mais. Para isso não tem mágica: seguindo alguns passos simples, farão com que o rendimento do seu carro melhore, diminuindo o consumo de combustível. Vamos às dicas?

1. Use e abuse do freio motor

O freio motor é muito subestimado por motoristas, mas ele ajuda muito a economizar combustível. Muitas pessoas pensam que, pelo fato de ele elevar a rotação, o consumo de combustível aumenta, mas isso é um grande mito. Nos carros com injeção eletrônica, há um sistema que identifica que o carro está em desaceleração e corta o fluxo de combustível. Ou seja, usar o freio motor, gasta menos combustível do que deixar o carro na banguela e ir freando. Sem contar que essa prática ajuda a estender a vida do sistema de freios!

2. Não acelere com o carro parado

Esse é um costume que alguns motoristas têm: acelerar com o carro parado ou ficar ‘esquentando o motor’ antes de partir. Isso não ajuda em nada a economizar combustível, só queima o seu dinheiro. Inclusive, alguns carros da Volkswagen exibem um alerta no painel quando a aceleração é desnecessária.

3. Arranque e passe marchas suavemente

Não se sinta o Vin Diesel para sair no semáforo com o giro lá em cima para arrancar na frente de todos. Arrancar suavemente ajuda a economizar combustível. Passar as marchas devagar, também. Essas atitudes ainda ajudam a conservar melhor a mecânica do seu automóvel.

economizar combustível

4. Conduza com baixa rotação

Quanto menor a rotação, menos combustível é usado, portanto, assim você economiza combustível. Uma dica é não ultrapassar os 3 mil giros e fazer a ampliação e redução de marchas para o motor trabalhar na rotação ideal.

5. Ligue o ar-condicionado

Esta pode ser uma dica surpreendente, mas dirigir com o ar-condicionado ligado, pode ajudar a economizar combustível. Em velocidades acima de 80 km/h, o uso do ar condicionado se torna mais vantajoso. Isso se dá, pois se os vidros estiverem abertos em velocidades acima desta, a resistência do ar é tão grande que exigirá que você pise ainda mais para vencê-la. É claro que, no arranca e para da cidade, o ar-condicionado continua sendo um vilão da economia.

economizar combustível

6. Mantenha itens de revisão em dia

Como é sempre bom lembrar, estar com a revisão dos itens do carro em dia como o filtro de ar, de óleo e de combustível, velas e cabos de vela, ajudam a economizar combustível, pois fazem o carro trabalhar nas condições ideais e render muito mais.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas de como economizar combustível. Lembrando sempre que uma direção consciente economia combustível, sua paciência, o meio-ambiente e o seu carro. E quando precisar de um carro novo e mais econômico, conte com a 101 Veículos!