Título: Leasing ou CDC? Qual o melhor financiamento?

Para quem deseja comprar um carro, o financiamento é praticamente obrigatório se tratando de Brasil. É muito difícil conseguir juntar dinheiro ao longo do tempo para conseguir comprar seu carro à vista.

Nem todo mundo pode saber dessa informação, mas para financiar um carro, o cliente pode optar por mais de uma modalidade de financiamento, aumentando a possibilidade de aprovação e a maneira com a qual os juros e condições são calculadas.

Com isso, podem surgir algumas dúvidas em relação ao melhor tipo de financiamento escolher e os dois mais comuns para esse tipo de operação são o Leasing e o CDC. O nosso objetivo com esse texto é que você entenda a diferença entre esses dois tipos de financiamento para saber qual o melhor para você. Vamos lá?

O que é Leasing?

A modalidade de Leasing é bem comum nos Estados Unidos e pouco utilizada no Brasil. Os contratos através desse tipo de financiamento costumam ser mais complexos, gerando apreensão no consumidor.

Na tradução literal, Leasing significa ‘aluguel’. Esse tipo de contrato é um acordo que você faz com o banco para usufruir do bem, ou seja, o automóvel fica no nome do banco enquanto o contrato estiver vigente. Ao final do prazo, você pode devolver ao banco e conseguir outro financiamento ou transferir o veículo para o seu nome.

Veja também:
Vender ou trocar de carro? Qual o melhor negócio?

Existem contratos de leasing que incluem o seguro e o IPVA. Os juros costumam ser um pouco menores, tendo em vista que o bem está no nome do banco e, por isso, os riscos para a instituição são menores. Essa modalidade não permite a liquidação antecipada para abatimento de juros.

O que é o CDC?

CDC é uma sigla que significa ‘Crédito Direto ao Consumidor’. Esse tipo de financiamento é uma espécie de empréstimo com um bem como garantia – no caso o carro. Os juros dessa operação costumam ser um pouco maiores pelo risco que o banco assume, afinal, o carro fica no nome do comprador e com ‘alienação fiduciária’ ao banco. Essa alienação só é derrubada quando o contrato é quitado.

A alienação serve para o banco se resguardar em caso de inadimplência do contrato. Caso o banco não receba as parcelas devidas, pode entrar com um processo de busca e apreensão do veículo e tomá-lo como garantia do pagamento.

As vantagens do CDC é que o carro é de sua propriedade, dando mais liberdade a que opta por essa modalidade. Além disso, é possível adiantar as parcelas e obter um abatimento significativo nos juros. Os bancos e financeiras são obrigados por lei a conceder esse desconto.

As diferenças reais entre Leasing e CDC

diferencas leasing cdc

Como você já deve ter percebido, existem diferenças concretas entre a modalidade de Leasing e o financiamento por CDC. No Brasil, 80% dos financiamentos de carro são realizados através do CDC que, em certos períodos e com determinadas financeiras ou bancos, podem ter condições extremamente vantajosas.

O Leasing, por sua vez, é pouquíssimo praticado e divulgado no país, muito pela cultura brasileira de querer possuir um carro como um bem de troca. Como o próprio nome da diz, o Leasing é uma espécie de aluguel que permite ao locatário a aquisição do imóvel ao fim do conto. O Leasing é mais utilizado por empresas devido às vantagens específicas para esse nicho.

Qual o melhor para você?

Agora que você entendeu as diferenças entre essas modalidades de financiamento, deve refletir sobre qual o melhor para você: Leasing ou CDC. É importante que você se atente às negociações e contratos de cada modalidade e conclua qual dos dois será mais vantagem no fim das contas. Pense sempre no valor final do contrato e no que ele vai te proporcionar. Lembre-se, também, do que pode acontecer caso você deixe de pagar uma parcela ou outra. Quais seriam as consequências disso?

E o mais importante é sempre olhar para a sua realidade e verificar se você tem condições de arcar com uma prestação mensal de carro com um valor específico. Coloque tudo na ponta do lápis para não se atropelar e se arrepender depois.

Conte com a 101 para ter o seu carro!

Seja por Leasing ou por CDC, a 101 Veículos oferece as melhores opções em seminovos para você sair pilotando o seu sonho! Confira o nosso estoque e fale com um de nossos vendedores para fazer um bom negócio!