Manutenção do seu carro: aprenda a fazer o GALOPE e livre-se de problemas

Todo mundo quer que seu carro funcione sempre bem e que esteja pronto para o que der e vier. Mas para que isso aconteça, fazer a manutenção do seu carro é fundamental. Para que você consiga lembrar dos pontos mais importantes de forma simples, queremos te apresentar o GALOPE. Esse método para realizar a manutenção do seu carro é fantástico, simples de fazer e você nunca vai esquecer. Vamos lá?

Gasolina

Este item é mais do que conferir se você tem gasolina suficiente para realizar determinada viagem. Você deve sempre lembrar de abastecer o tanquinho do motor, caso o seu carro seja flex, e também trocar o filtro de combustível a cada 20 mil quilômetros ou conforme recomendação da montadora.

Água

Conferir a famosa ‘água do radiador’ é muito importante para a manutenção do seu carro. Hoje em dia, muitos carros usam o chamado ‘líquido de arrefecimento’, um composto anticongelante exclusivo para refrigerar sistemas de motores automotivos. Ao abrir o capô, não deixe de conferir o nível do reservatório desse líquido e faça a limpeza do sistema ao perceber anomalias.

manutencao carro farois

Lâmpadas

Fique sempre de olho nas lâmpadas do seu carro! Seja nas da lanterna traseira ou dos faróis. Uma maneira simples de verificar se tudo está certo é, logo ao parar na garagem, veja o reflexo dos faróis na parede. Para as lanternas traseiras, espie pelo espelho retrovisor se a luz de freio, piscas e ré refletem uniformemente. E não esqueça da luz de placa! Muitas vezes ela é subestimada na manutenção do carro.

Óleo

A troca do óleo deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros ou 1 ano – o que vier primeiro, junto com o filtro de óleo. Para manter a manutenção do seu carro em dia, lembre-se do agendamento da troca e não deixe passar a data. E sem essa de ‘completar o óleo’ no posto! Às vezes o nível pode acusar baixo, pois como o carro estava em plena atividade antes de parar no posto, ainda há muito óleo circulando pelo motor, deixando o nível de óleo presente no carter mais baixo. A maneira ideal de conferir o nível do óleo é com o carro frio e se assim, o nível estiver baixo, corra para o mecânico para verificar o problema.

Painel

Sempre que o carro liga, um teste eletrônico é realizado, fazendo com que as luzes indicadoras do painel acendam. Após 2 segundos, todas devem estar apagadas. Se alguma deles permanecer acesa, é porque há algum problema de manutenção no seu carro que deve ser observado. Vá ao seu mecânico de confiança para verificar.

manutencao carro pneus

Estepe

O estepe é outro ponto bastante subestimado. Confira sempre se o seu estepe tem condições de socorrer você – se está em bom estado e calibrado, caso algum pneu fure. Confira também se está tudo certo com o macaco e a chave de roda. Também não esqueça de calibrar os seus pneus semanalmente, de preferência com o pneu frio (sem andar mais do que 2 quilômetros) e de acordo com a orientação da montadora. Se for calibrar com os pneus quentes, acrescente cerca de 3 libras.

A manutenção que rende mais

Agora que você já sabe fazer o GALOPE, as chances do seu querido carro continuar funcionando lindamente e levando você para todos os lugares sem problemas é muito maior. Cuidar bem da manutenção do seu carro também é um ponto importante na hora de vendê-lo, pois ele estará muito mais conservado e em dia.

Quer vender ou comprar um carro? Conte com a 101!

Se você está pensando em vender ou comprar o seu carro, não deixe de falar com a gente. Temos as melhores opções de veículos para você, com garantia de procedência e condições facilitadas! Confira o nosso estoque e vamos fechar negócio!