Os opcionais que todo carro deve ter

Os carros vêm de fábrica com os itens de série, ou seja, itens que já vem no carro e você não precisa pagar mais para isso. Além deles, há também os opcionais, que você compra ainda na linha de produção.

Antes, os itens opcionais podiam ser escolhidos individualmente, mas atualmente eles são oferecidos em pacotes. Além disso, antes a presença de itens opcionais não alterava muito o valor na hora da revenda, mas agora esses opcionais valorizam o automóvel e são considerados na hora de precificá-los.

Entre uma enorme variedade de itens opcionais, você sabe quais são os melhores para garantir o seu conforto e valorizar o seu carro? Nós listamos alguns deles, confira agora:

Ar-condicionado

O Brasil é um país tropical, extremamente quente em algumas cidades, portanto, o ar-condicionado é um dos itens mais procurados, porém, são itens de série apenas em alguns carros, tendo que ser escolhido como opcional na maioria.

Direção elétrica

Entre direção hidráulica e elétrica, a segunda apresenta mais benefícios. A direção elétrica torna o automóvel mais leve e fácil de dirigir e não perde a potência, como no caso da direção hidráulica. Além disso, o motor elétrico economiza combustível.


Leia também: Direção elétrica, hidráulica ou mecânica? Qual a melhor?

Alarme

Com as cidades brasileiras cada vez mais violentas, fica complicado imaginar um carro sem alarme. O alarme alerta se um carro está sendo roubado, assim como intimida os ladrões que percebem que o carro possui o acessório. É um item de segurança essencial no automóvel. Alguns alarmes mais modernos até cortam a injeção de combustível para o motor, caso acionados.

Sensor de estacionamento

Muita gente tem dificuldade em estacionar, então o sensor de estacionamento vai te dar mais conforto e evitar pequenos choques e arranhões nos veículos. Pode não ser tão sofisticado quanto a câmera de ré, mas o sensor de estacionamento é um opcional barato e bastante útil que facilita muito a vida do motorista.


Leia também: Tabela Fipe: o que é e como ela influencia você

Controle de estabilidade

Este item é tão importante para a segurança que é obrigatório em muitos países. No Brasil, o item passa a ser obrigatório já partir de 2020 para carros novos. Portanto, é um item opcional a ser considerado, pois sem ele, o valor da revenda pode baixar mais a frente. O controle de estabilidade serve para evitar que o veículo derrape em curvas ou desvios, facilitando ao motorista manter o controle do veículo.

Rádio

Rádio é um item que deveria ser básico em qualquer carro, afinal, ele serve dar ao motorista um pouco mais de tranquilidade e conforto na correria do dia a dia. Ele ajuda a passar o tempo quando não há nada para fazer, principalmente nas grandes cidades onde o trânsito costuma ser bem lento. Os novos aparelhos costumam vir com entradas USB e Bluetooth, que são muito úteis para a conexão com smartphones. As centrais multimídia também podem ser uma excelente escolha.

Encontre o carro ideal

Agora que você já sabe quais os itens opcionais que são mais importantes em um veículo, que tal escolher um carro que se adapte perfeitamente às suas necessidades? Confira agora o estoque da 101 Veículos e encontre o carro que se encaixa em você e no seu bolso!