101-veiculos-como-higienizar-carro-coronavirus

Como higienizar o seu carro contra o coronavírus

O interior do veículo pode acumular sujeira, que é prejudicial para a saúde de quem utiliza o veículo, além de facilitar a aparição de ácaros e fungos nos bancos. Dessa maneira, saber como higienizar carro é muito importante para manter a qualidade do automóvel. Em tempos de coronavírus, conhecer os melhores métodos para limpar o automóvel é ainda mais importante.

Tendo isso em vista, preparamos este breve artigo sobre o assunto para você. Continue lendo e confira!

Como higienizar o volante e câmbio

Para higienizar o volante, é indicado que seja passado um pano úmido, com sabão neutro, com muito cuidado para não danificar o volante, especialmente se ele for revestido de couro ou outro tecido similar. Para o dia a dia, se quando não é possível fazer a higienização usando esses elementos, é recomendado que um pano com álcool seja passado no volante — especialmente para quem trabalha em aplicativos como Uber, ou mesmo de táxi.

A limpeza do câmbio segue o mesmo padrão. E o cuidado com esse elemento deve ser tão quanto o volante, pelo fato dele sempre estar em contato com as mãos do condutor do veículo. Vale destacar novamente que o cuidado deve ser redobrado para quem transporta maior número de pessoas.  

Como limpar os tapetes

Engana-se quem pensa que apenas os elementos que entram em contato com a mão devem ser levados em consideração durante a limpeza do veículo como medida de prevenção para evitar contaminação pelo coronavírus. Isso ocorre, pois, os sapatos, que encontram em contato direto com o tapete dos veículos, também podem acumular vírus. Esse contato ocorre geralmente no chão, ao entrar em contato com gotículas das vias respiratórias que caem no solo.

Essas gotículas, por sua vez, são soltas por meio da tosse ou espirro. Uma estratégia interessante pode ser a colocação de plástico para proteção do tapete, especialmente quando o carro for transportar alguém. Após o transporte, o plástico deve ser descartado, com muito cuidado.

Como higienizar os bancos

Outro elemento muito importante para higienizar com frequência são os bancos, especialmente para aumentar a sua vida útil e manter a sua boa aparência estética, evitando o surgimento de manchas, ácaros e fungos. O primeiro passo é passar o aspirador de pó. Em seguida, um pano úmido com água e sabão deve ser passado, com muito cuidado para não encharcar o veículo.

Higienização de maçanetas

As maçanetas, por estarem sempre em contato com as mãos, devem ser higienizadas de forma periódica. Essa limpeza deve ser feita utilizando esponja, sabão e água. Todas as maçanetas devem ser higienizadas, não apenas a que abre a porta do motorista. Assim, a saúde dos passageiros também é preservada.

Como higienizar carros influencia na beleza do automóvel

Manter um carro com aparência de novo depende muito da manutenção do veículo. Se não forem realizadas medidas preventivas, que tardam o envelhecimento do veículo, o carro só voltará a ter aparência de novo se as peças forem trocadas totalmente. Dessa maneira, é importante evitar sujar. Se sujar, limpe imediatamente, usando os métodos corretos para realizar uma limpeza mais profunda e manter o veículo bonito e com aparência de novo.

Outro fator que conta muito é o cheiro do veículo. Para isso, você pode utilizar diversos produtos para deixar o carro sempre cheiroso e para aumentar a sensação de limpeza em seu interior.

Sendo assim, saber como higienizar carro é importante por inúmeros fatores, como aumentar a vida útil dos bancos, tapetes, além de manter a boa aparência estética, a higienização de veículos se faz muito necessária em tempo da pandemia provocada pelo novo coronavírus. E você, o que está esperando para começar a higienizar o seu carro de forma correta?

Gostou deste texto? Então confira 6 dicas para economizar combustível!