101-carro-seminovo-motivos

5 motivos para comprar um carro seminovo

Embora seja uma opção com excelentes vantagens, comprar carro seminovo ainda é um tabu entre muitos consumidores. Com o intuito de quebrar esse mito e destacar 5 motivos para comprar um carro seminovo. Falaremos sobre o preço, garantia, documentação, desvalorização do carro zero km e manutenção.

Está em dúvida sobre o assunto? Então leia este artigo!

1. Preço do carro seminovo

O preço na compra do automóvel é o fator mais importante a ser levado em consideração. Isso vale tanto para os que estão com orçamento mais apertado quanto para aqueles que valorizam um bom custo-benefício, que os carros seminovos costumam oferecer de forma bastante satisfatória.

Desse modo, é muito importante comparar e avaliar uma quantidade considerável de veículos para fazer a melhor escolha possível. Um carro seminovo com pouco tempo de uso e baixa quilometragem tem valor bastante abaixo e um nível de conservação semelhante a um carro zero km.

2. Garantia

Em muitos casos, a garantia é vista, erroneamente, como um ponto facultativo para a aquisição de um carro seminovo, pois muitos julgam, sem saber, que não há garantia para carro usado. Contudo, esta informação está equivocada. A verdade é que sim, há garantia para carros seminovos. Esta opção é possível para carros com até 3 anos de uso e a garantia é dada pelo antigo dono.

A garantia é assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor, por meio da garantia legal e garantia contratual. Quando somadas, ficam em vigência em média por 3 anos e 3 meses. Dessa maneira, carros com 2 anos ainda apresentam 1 ano e 3 meses de garantia.

3. Documentação

Uma desvantagem do carro zero km é que a sua documentação se torna mais cara, pois o automóvel precisa ser licenciado. Dessa forma, para citar um exemplo, o emplacamento costuma custar um valor bastante alto: R$ 600 com despachante e R$500 por conta própria. Por outro lado, na compra de um carro seminovo, os valores ficam relativos apenas para a transferência, o que diminui bastante o valor do pagamento desta documentação.

4. Desvalorização do carro zero km

Pode parecer exagero, mas um carro zero km, qualquer veículo, se desvaloriza a partir do momento em que sai da concessionária. A porcentagem média de desvalorização do carro zero km após sair da concessionária é de 10%. Dessa maneira, para quem deseja obter um objeto que traz segurança e estabilidade, o carro zero km não é uma boa pedida, especialmente para quem deseja se desfazer do veículo posteriormente.

Por outro lado, é importante entender que o valor atribuído a um carro seminovo leva em conta diversos fatores, que estão ligados ao que ocorre durante os três primeiros anos após a fabricação do automóvel. Por fim, vale destacar que a desvalorização do veículo também é influenciada por fatores de mercado, como oferta e demanda. Quanto mais requisitado o veículo, menor a sua desvalorização e quanto menor a procura, mais barato o carro vai ficando com o tempo.

 5. Manutenção

Como último elemento, destacamos a manutenção. Os carros seminovos têm baixo custo de manutenção, quando comparado a carros mais antigos e com uma quilometragem maior. Quanto melhor conservado estiver o veículo, menor o custo em manutenção.

Comprar carro seminovo oferece inúmeras vantagens. Apresentamos ao longo deste artigo as 5 principais razões para você considerar a comprar de um carro seminovo e obter um excelente custo-benefício. Pense sobre o assunto e entre em contato conosco da 101 Veículos, que somos especialistas na venda desse tipo de automóvel.

Gostou do que leu? Então conheça 5 dicas para comprar carro usado com segurança!

Tags: