101-veiculos-consorcio-vantagens-desvantagens

Consórcio vale a pena? Entenda as vantagens e desvantagens

Quem pensa em adquirir um novo veículo pode acabar considerando entrar em um consórcio de veículos. Contudo, apesar da sua grande popularidade, muitas pessoas desconhecem em que de fato consiste um consórcio, como ele funciona e quais são suas reais vantagens e desvantagens. Para melhorar a sua tomada de decisão, é importante entender estes quesitos.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o assunto. Continue e lendo e confira!

O que é e como funciona um consórcio de veículos

O consórcio de veículos consiste em uma modalidade de crédito em que as pessoas se juntam para pagar uma parte do automóvel. Ele funciona de forma distinta em comparação com um financiamento, pois este o dinheiro é emprestado por uma instituição financeira, e o valor deve ser ressarcido com acréscimo de juros — e o veículo é a garantia caso o pagamento não seja efetuado.

Desse modo, no consórcio, o pagamento é feito de forma antecipada ao banco. De forma simultânea, há o sorteio, em que é possível receber o veículo mais cedo. Nessa situação, é necessário continuar pagando as parcelas mesmo após a contemplação.

Portanto, ele acaba funcionando como um financiamento em grupo. Ou seja, um grupo de pessoas que desejam comprar um automóvel contribuem com parcelas mensais para montar uma poupança coletiva.

Em todos os meses, ocorre um sorteio. Nele, uma pessoa do grupo é sorteada para receber a carta de crédito — que corresponde ao valor para efetuar a compra do veículo. Além disso, é possível dar lances, como em um leilão. Quem der o maior lance, leva a carta de crédito.

Antes de entrar em um grupo de consórcio, é importante decidir o veículo que quer comprar e os valores que está disposto a pagar, escolhendo a opção mais vantajosa e adequada à sua realidade.

Vantagens

Falaremos agora sobre as vantagens de contratar um consórcio.

Menor custo e burocracia

Os financiamentos oferecem um grande acréscimo no valor final do produto, podendo chegar a dobrar o valor do automóvel. Isso ocorre principalmente por conta dos juros do financiamento. Por outro lado, no consórcio, há cobrança de taxas administrativas (adesão, reserva e seguro). Há algumas exceções em que juros podem ser cobrados, mas isso abordaremos mais à frente.

Outro ponto a se destacar é a burocracia reduzida, especialmente para quem tem dificuldade em comprovar renda.

Economia obrigatória

Para quem tem dificuldade em economizar, o consórcio é uma excelente opção. Ao adentrar, você participa de uma poupança forçada e vai juntando aos poucos o dinheiro necessário para a aquisição do veículo.

Parcelas fixas e flexibilidade no uso da carta de crédito

Há flexibilidade no uso da carta de crédito, que pode ser utilizada para escolher diversos modelos, dentro do valor da carta. Por outro lado, as parcelas fixas contribuem para dar maior segurança para a conclusão do consórcio.

Desvantagens

Falaremos agora sobre as desvantagens de contratar um consórcio.

Possibilidade de juros

Apesar de não cobrar juros, os consórcios podem repassar o aumento de índices do governo — que recaem sobre a amortização — nas parcelas. Com isso, há acréscimo das parcelas de forma proporcional.

Riscos de inadimplência

Caso algumas pessoas deixem de pagar, o valor da parcela do consórcio pode aumentar para cobrir o rombo deixado pelos inadimplentes. Caso você deixe de pagar as parcelas, corre risco de perder todo o valor investido no consórcio.

Golpes

Há consórcios falsos, em que pessoas de má índole se aproveitam para criar grupos fictícios. Dessa forma, é importante sondar bem o consórcio e verificar se ele é verdadeiro. Em geral, os consórcios estão associados a bancos — e por isso, não é muito difícil de analisar a veracidade do consórcio.  

O consórcio de veículos apresenta diversas vantagens e desvantagens. Não é possível afirmar que um consórcio é mais ideal ou menos ideal para a aquisição de um veículo, pois é necessário que se avalie uma série de variáveis particulares a cada situação. A busca por seminovos em revendedoras, por exemplo, pode fazer mais sentido dependendo da sua situação. Portanto, entender como funciona e suas características positivas ou negativas é fundamental para que você avalie se para o seu caso, o consórcio vale a pena ou não.

Gostou do que leu? Então aproveite para compreender como funciona a garantia de carros usados. E se estiver procurando um carro, não deixe de conferir as opções da 101 Veículos!

Tags: