O que você precisa saber sobre a quilometragem de um veículo

Um dos fatores mais importantes na hora de comprar um seminovo é a quilometragem do veículo. A distância percorrida traz pistas sobre quanto o carro já foi usado. Saiba mais sobre como avaliar a quilometragem do seu próximo veículo.

A quilometragem de veículo é um dos elementos mais importantes para se observar no momento da compra de um seminovo. Ele se refere à quantidade de quilômetros que o carro já percorreu, e tem relação direta com o preço dos automóveis.

A quilometragem é medida por um instrumento chamado odômetro, que fica localizado no painel do carro. Ele pode ser de aferição mecânica (o qual mede a quilometragem em tempo real e indica os números analogicamente no painel), ou digital (que faz a mensuração por circuitos eletrônicos, mostrando os números em forma digital no painel).

O tipo de odômetro não importa muito, o que você precisa saber é que na tela são indicadas duas informações diferentes: a quilometragem total, referente à quilometragem percorrida pelo veículo em todo o seu tempo de vida, e a quilometragem parcial, que pode ser controlada pelo motorista.

Cuidado com a adulteração de quilometragem!

A quilometragem de veículo tem influência direta no preço de venda dos carros seminovos e usados. Por essa razão, a prática de adulteração de quilometragem se tornou muito comum durante um tempo. 

Hoje em dia, essa atividade se tornou mais rara, principalmente porque os odômetros passaram a ser equipados com mecanismos de segurança. Nesse cenário, os odômetros digitais se tornaram mais populares, justamente por oferecer dispositivos de medição totalmente eletrônicos e confiáveis, que impõem maiores dificuldades para a adulteração.

Apesar da cena positiva, ainda é preciso tomar cuidado com as possíveis fraudes na aferição. Por isso, recomenda-se fazer checagens para ver se nada foi modificado. Há duas maneiras principais de fazer isso:

  1. Levar o carro em uma oficina que possua scanner automotivo para rodar o teste pelo computador. Essa é uma boa prática pois a máquina emite um relatório completo, no qual qualquer suspeita de erro será apontada, sendo relacionada ao odômetro ou não;
  2. Checar qual foi a quilometragem aferida no último registro de serviços do carro e comparar com o número atual (se este for menor, pode ser indício de adulteração). Essa observação pode ser feita no manual do automóvel.

Qual a quilometragem indicada para comprar um carro seminovo ou usado?

No mercado, existe um consenso de que a atenção com as peças do carro e os reparos devem ser maiores a partir dos 60 mil km. No entanto, não há como definir exatamente qual o limite de quilometragem para um carro começar a se desgastar.

Se você for olhar apenas para a quilometragem do veículo na hora da compra, o mais indicado é ficar com aquele que tiver menos de 10 mil km percorridos. Isso significa que o carro estará mais conservado e, portanto, seu preço será mais elevado.

Caso você queira mais opções, o ideal é procurar veículos que tenham rodado na faixa de 10 a 60 mil km. Carros com quilometragem acima de 60 mil km podem ser uma opção, mas você precisa ter muita certeza sobre sua procedência e garantia de estado de conservação.

Use a quilometragem do veículo como parâmetro de manutenção

Lembre-se que a quilometragem não é um fator importante apenas no momento da compra, e sim durante toda a vida do veículo. Portanto, você precisa ter cuidados com o seu carro constantemente.

As manutenções recomendadas pelos fabricantes num certo período de tempo costumam ser feitas com base na quilometragem do veículo. As trocas de óleo, por exemplo, são realizadas a cada 10 mil km. Já a troca dos pneus, a cada 60 mil km. Fique de olho na periodicidade dessas práticas e não deixe de realizá-las, isso é importante não só para a sua segurança como para a boa conservação do veículo caso você venda ele no futuro.

Sobre este último ponto, também é importante destacar a importância de manter um histórico de manutenção do automóvel. Isso facilita muito a vida do comprador no momento da revenda.

Quer entender mais sobre quilometragem do veículo? Fale com a 101 Veículos hoje mesmo!