101-veiculos-revisao-carro-dicas

Revisão do carro: dicas essenciais para aproveitar melhor este momento

Para manter o carro seguro, bonito e com um bom desempenho, é necessário ficar atento quanto à sua manutenção. Dessa maneira, a revisão do carro se torna muito importante nesse sentido, como forma de evitar que elementos importantes para o funcionamento do veículo venham a apresentar falhas graves, prejudicando a saúde do veículo e a segurança das pessoas que conduzem e são transportadas pelo automóvel.

Com o intuito de abordar esse importante assunto, fizemos este breve texto com dicas que você deve levar em consideração para fazer a revisão do carro. Continue lendo e confira!

Confira os itens de segurança

Os acidentes no trânsito vitimam milhares de pessoas por ano. E grande parte desses acidentes ocorrem por conta da falta de manutenção de itens de segurança. Dessa maneira, os itens de segurança devem ser verificados para que sempre estejam aptos para serem utilizados. Elementos como extintores de incêndio, airbags e travas de segurança devem ser tratados com prioridade.

Verifique o sistema elétrico

É necessário verificar todo o sistema elétrico do veículo, incluindo vidros elétricos, lanternas e faróis e outros elementos ligados ao sistema elétrico do veículo.

Confira o radiador

O motor é um elemento que, ao funcionar, gera calor de forma natural. Por isso, ele precisa atravessar um processo de refrigeração, para que o calor não danifique alguns elementos essenciais para o funcionamento do motor. Um dos mecanismos utilizados é a utilização de água, que é armazenada no radiador. Dessa forma, é importante verificar se o radiador está em boas condições e se há algum vazamento.

Alinhamento e balanceamento

Caso o volante esteja trepidando ou puxando para algum dos lados, alinhamento e balanceamento devem ser encarados com prioridade durante a revisão. Isso aumentará a segurança e diminuirá os desgastes dos pneus de forma mais acentuada para o lado em que o volante está puxando.

Analise os pneus

Pneus carecas prejudicam o rendimento do veículo e tornam o ato de dirigir mais perigoso, especialmente em pistas molhadas. Dessa forma, é importante que os pneus sejam analisados de forma periódica, especialmente durante as revisões, e que sejam trocados sempre que seja necessário.

Averigue os freios

Os freios são itens obrigatórios para qualquer automóvel, e um dos principais elementos que garantem a segurança, tanto de quem está no veículo quanto de outros motoristas, ciclistas ou mesmo pedestres. Dessa maneira, os freios devem sempre estar em perfeito estado e ser analisados de forma cuidadosa durante uma revisão.

Confira as velas de ignição

Se as velas de ignição não estiverem funcionando perfeitamente, o veículo sofrerá com perda de potência, falhas no funcionamento do motor e aumento no consumo de combustível. Desse modo, as velas devem ser alvo de fiscalização durante a revisão do veículo.

Não esqueça as correias do motor

As correias do motor devem ser revisadas a cada seis meses, pelo menos, para que elas não acabem se desgastando além da conta e prejudiquem o funcionamento do veículo.

Analise o óleo do motor

O motor é o coração do veículo e, por isso, ele deve ser tratado com atenção. Dessa maneira, é importante que o óleo, material imprescindível para o funcionamento do veículo, seja trocada a cada 10 mil km, em média.

Sendo assim, a revisão do carro é etapa mais importante para manter o veículo seguro e com um bom desempenho. Seguir as dicas aqui elencadas é importante para que a revisão se torne mais eficiente, conforme listamos ao longo do artigo. Dessa maneira, se você deseja manter o carro com um bom desempenho, então siga as dicas elencadas ao longo do artigo.

Gostou do que leu? Então saiba como funciona a garantia de carros usados!